quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Trajetória do Festival

Por: Karina Francis


Já são cinco edições consagradas, todas realizadas com muito trabalho e com o objetivo de inserir Palmas como uma cidade dentro do eixo dos festivais de rock.

A primeira edição do evento ocorreu em 2005, reuniu 13 bandas locais e oito de diversos estados brasileiros. Divididos em dois palcos a data de dez de dezembro de 2005, foi o marco inicial para a trajetória do festival.

A segunda edição aconteceu em julho de 2006, para decidir as bandas que iriam se apresentar no evento foi realizada uma seletiva chamada “Movimento das Tribus” que selecionou 11 bandas que tocaram com grupos nacionais como Madame Saatan (PA), Rollin’ Chamas (GO) e Macaco Bong (MT).

Já no terceiro ano, realizado em julho de 2007, o festival deu um salto trazendo grupos de renome nacional, entre eles, Cordel do Fogo Encantado, as cariocas Matanza e Maldita e uma das bandas mais conhecidas no cenário independente a MQN. Foram diversas apresentações em duas noites de shows.

A quarta edição do PMW Rock Festival, foi em maio de 2008, e teve como aquecimento das bandas o movimento das tribus, não como seletiva.

A quinta edição foi especial. Além do festival, a organização realizou um “Circuito de Palestras” abordando temas fundamentais para o universo independente. O festival também contou com uma ampla estrutura no espaço cultural. Bandas como Pato Fú, Ratos de Porão, BNegão & os Seletores de Freqüência passaram por lá. As bandas tocantinenses também fizeram o palco pegar fogo, entre elas, A Baba de Mumm rá, Boddah Diciro, Críticos Loucos, Mata-burro, Nose Bland e La Cecília.

O evento também contou com praça de alimentação e uma feira exclusiva para a venda de matérias das bandas e produtos alternativos.

Com uma trajetória de cinco anos de existência, o festival pode contar com um público maior, que aumenta a cada edição e se diversifica cada vez mais. Sem dúvida, o PMW Rock Festival já se consolidou no calendário dos eventos culturais do Tocantins e no circuito dos festivais de rock independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário